segunda-feira, 25 de maio de 2009

Primeira Semana no Québec


Primeira Semana no Quebec


oi pessoal.... nao eh o João eh a Beth...hehe... eh a primeira vez que escrevo aqui. Farei uma breve retrospectiva dessa semana.... algumas coisas o João ja disse no post anterior...mas quero escrever assim mesmo hehehe.


Chegamos no SÁBADO (16/05/09) o voo foi otimo ate Toronto, de Toronto pra Quebec atrasou 3 horas!! Mas chegamos bem e fomos recebidos pelos casais Luis e Ana e Eduardo e Catarina. Fomos direto para um churrasco na casa do Adolfo e Flavielle...e eh churrasco de verdade nada de hamburger. Quando bateu aquele sono fomos para casa do Eduardo e Catarina (que estão nos acolhendo muuuito bem em sua casa) para dormir...soh acordamos no dia seguinte.



Chegada em Toronto.... mtttttttttssss malas



Logo na chegada à Québec... recepção calorosa e mt carne!! Acompanhada, claro, do pão de alho maravilhoso!! Casa do Adolfo e da Flavielle.




DOMINGO (17) saímos de carro com o Edu e a Cat (só para os íntimos hehe) para passear pela cidade..que eh linda!!!!! Fomos no Vieux Quebec e provei o Tire d'erable, vejam na foto, eh muito bom, fica tipo aquela chupetinha de caramelo que se come na praia, mas eh geladinho. Almoçamos num restaurante chamado Casa Grecque. Mais tarde encontramos nosso amigo Ismael que veio de Montreal conhecer as belezas de Quebec.




Almoço no Casa Grecque com Cat e Edu e a irmã dele, a Fernanda.




Passeio em Vieux QC, comendo o tire d'érable!


Beth já marcando o seu Tire...



Ainda em Vieux QC - Petit Champlain




SEGUNDA (18) foi feriado aqui. Foi um dia mais tranquilo, pegamos alguns telefones de aptos para alugar e conhecemos alguns bairros...Charlesbourg (onde estamos hospedados na casa do Edu e Cat), Mont Calm, Ste-Foy. Fomos no shopping e encontramos com outros brasileiros. Desde que chegamos tem feito bastante frio....teve dia que pegamos 3 graus. Os casaquinhos estão sendo muito bem utilizados.



As margaridas dando uma cor à cidade.... tem mt disso aqui agora!




TERÇA (19) foi nosso primeiro dia útil no Quebec,  que foi batizado de "TOUR DO IMIGRANTE FELIZ", com colaboração total de nossa amiga Flavielle que foi nossa super guia nesses primeiros dias. Fomos tirar os documentos: primeiro foi o NAS (numéro d'assurance social), depois o assurance maladie, depois ligamos para o MICC para agendar o encontro de integração do governo (que dá as primeiras orientações ao imigrante). Depois fomos no Phénix (curso de frances subisidiado pelo governo), fizemos o teste de nivelamento e começaremos as aulas dia 25. Esse curso vai nos ajudar muito pois a francisation do governo mesmo soh começa em agosto. Para fechar o tour com chave de ouro, rodamos os bairros em busca de apartamento para alugar e encontramos um 3 1/2 (quarto, sala, banheiro, cozinha) numa excelente localização, ao lado da Université Laval e do Cégep de Ste-Foy, além de ter um comércio excelente próximo. E ainda eh um prédio de concreto o que não eh muito comum por aqui, os prédios aqui são de um material que parece papel, como um dry wall, entao por ser de concreto faz menos barulho. Ah e ele ta sendo todo reformado, entao vamos pegar o apto zerado. O lado ruim eh que ele eh um pouco pequeno para o preço que vamos pagar, mas vale a pena pela localização.


QUARTA (20) o dia amanheceu com previsão de excelente temperatura! De manhã fomos ao shopping com a Fernanda. Fizemos pesquisa de preço de celular várias operadoras mas não fechamos nada. Ainda a tarde fomos com a Flavielle no banco Desjardins terminar de abrir a conta que o João abriu do Brasil pela internet. Na verdade abrimos 2 contas pois nos falaram que seria melhor ter contas separadas pois quando tivermos emprego o empregador pode não aceitar conta conjunta para depósito do pagamento. 


QUINTA (21) de manhã fomos na imobiliária assinar o contrato de aluguel. Como não temos histórico de crédito, seria difícil a imobiliária aceitar a locação, então oferecemos um adiantamento de 3 meses (na verdade pagamos os 3 últimos meses do contrato de 1 ano). O contrato começa a valer dia 01 de junho mas acho que dia 29 de maio já estará pronto para nos mudarmos. Depois fomos ao shopping tentar fechar um plano de celular. Conseguimos fechar um plano com a Fido apresentando o passaporte e um cartão de crédito internacional. Mas antes tentamos fechar com outra operadora que exigia o NAS. Esse número só deve ser entregue ao banco, órgãos do governo e seu empregador, fora isso, jamais! A tarde a temperatura estava maravilhosa (ao menos pra mim hehe) chegando em torno dos 28 graus!! Como o tempo estava quente, o dia acabou em churrasco na casa do Adolfo e Flavielle. Vejam as fotos.



Churrasco na casa da Flavielle e Adolfo! Olha aí pai a churrasqueira profissa!!!




Beth na pose na varanda da casa deles...




SEXTA. Graças à super recepção que tivemos aqui, sexta foi o primeiro dia que andamos de ônibus, ou melhor, eh quase um metrô de tão pontual, eficiente e fácil de usar.  Além de ter o nome da estação (geralmente o mesmo nome da rua)  em cada ponto de ônibus, como um metrô mesmo. Fomos no encontro no MICC. Foi uma espécie de integração inicial do governo. Mas o mais importante foi pegar os papéis para a inscrição na francisation. Além disso, marcamos para a semana do dia 15 as palestras de integração dadas pelo governo. Depois caminhamos pela cidade e pelo Vieux Quebec e tiramos fotos lindas!! 



Beth em frente do Chateau Frontenac



Nós dois....



Bairro de Montcalm... nos apaixonamos por ele... quem sabe ano que vem não achamos algo por lá?? 



Rua dos artistas em Vieux Québec  







Foto para a nossa Nutricionista ver... aí Cla... aqui não vende legumes e frutas em latas não!! hehehe



Vista do nosso quarto na casa do Edu e Cat... chique!! Dá pra ver o Chateau Frontenac... ao lado esquerdo.



Mais uma fotinho do bairro Montcalm.



Beth em Vieux Québec


É isso. Essa foi nossa primeira semana. Estamos muuuuito felizes de estar aqui. Ainda teremos muitas surpresas e desafios pela frente, mas eh muito bom ver que viver aqui está sendo uma experiência melhor do que nós imaginávamos!  


Bjs

Beth






16 comentários:

Lidia Barreiros disse...

muito bom seu post Beth!
:)

qq dia passo aí pra visitar vcs!hehehe

Antonio e Paty disse...

Oi gente
Não nos conhecemos pessoalmente, mas leio sempre o blog de vcs e adorei esse post. Até que a gente possa vivenciar essa tão esperada chegada ao Québec, o que nos dá energia é saber como está sendo a experiência alheia.
Espero que a gente se encontre por aí.
Boa sorte nesta nova jornada!
Paty e Antonio
www.baindeneige.blogspot.com

Marcos, Simone, Lucca e Julie disse...

Olá, Casal!

Vejo que as coisas estão começando a se definir para vocês...

Vendo as fotos, bateu uma saudade dessa cidade... Tudo bem: em no máximo 18 meses voltaremos para ficar!

Abraços,

Marcos
http://jmappellecaillou.blogspot.com

Eli e Dani disse...

Queridos!!! Que maravilha saber noticias de vocês!! Posso visitar vocês no apto novo ??? ehehehe..Espero que tudo continue caminhando desta forma, tá dando tudo certo!!! Super beijo e estamos torcendo por vocês. Bjs Eli , Dani e bebe!

Ilha e Bibi disse...

Olá!
Tenho acompanhado o blog de vocês a pouco tempo. Eu e meu marido queremos morar em Laval devido as ofertas de trabalho na nossa área e pelo centro tecnológico. Espero um dia estar compartilhando com meus amigos e companheiros de blog essa chegada tão especial ao Québec.
Abraços e Felicidades
Bibi e Ilha

Niente disse...

BEM-VINDOS!

Vejo que conheceram o Luiz e a Ana, eu admiro esses dois. O Luiz é o imigrante mais “pé no chão que eu conheci”
Não esquentem com o frio, (essa foi paradoxal!) vocês se acostumarão logo.

Eliseu

Niente disse...

Estava esquecendo, Montcalm é excelente, moro lá (aqui) é lindo, tranqüilo, boa vizinhança e os preços são abordáveis. Se conseguir um app nessa região eu recomendo, é um bairro que fica entre duas linhas de ônibus rápidas para a universidade (800 e o 7).

Ti disse...

beth e joão, obrigada por nos contar a chegada, muito bacana compartilhar...dá pra ficar imaginando e sonhando...e as fotos, lindas! a das margaridas parece até montagem!!! boa sorte no apt novo, trabalho, etc....em breve nos veremos....abração!!

Francisco Corrêa disse...

Olá Casal (isso mesmo, um casal com "C" maiúsculo),
A Letícia acabou de me enviar o link para o blog de vocês.
Li e fiquei muito feliz de ver vocês iniciando tão bem aquilo para o qual se prepararam e lutaram.
Não tenho qualquer dúvida do sucesso e felicidade que será a vida de vocês no Canadá.
Um grande abraço,
Francisco S. Corrêa

!Lá Vamos Nós! disse...

Parabéns, nem imagino a alegria pela realização deste sonho, mas retomar as redeas da vida deve ser maravilhoso, depois da ansiedade pelo processo de imigração em que nossos projetos de vida ficam como que esperando para serem vividos.
Somos um casal de arquitetos esperamos este ano ir para Montreal, estamos muito felizes por vocês e já esperamos os posts sobre o mercado de trabalho.
Ruy & Liliane

Roberta disse...

Oi, João e Beth!!
Que bom que contaram as aventuras! Nós aqui no Brasil sempre queremos ler as notícias da chegada, vcs sabem bem!

Beth, que bom que resolveu aparecer! \o/

Adorei as fotos e os relatos!
Já já estaremos aí vcs com vcs pra aproveitar essa beleza toda :)

Abraços,
Roberta e Lucas

Gleice Kelly disse...

Aleluiaaaaaaaaaa!!!! a Beth deu sinal de vidaaaaaaaa!!!...não acreditooooooo!!!!!....hehehehe... Por isso que tá chovendo...hehehe...amiga adorei o post, fala pro João que quero meu presente...rsrsrsr. Bjo e estamos com muitas saudades de vcs.

Unknown disse...

Primos, fiquei muito feliz e aliviada em saber que vcs estão gostando. Adorei o "muuuiiittoo felizes" que a Betinha escreveu. Continuo aqui na torcida, viu? Um grande beijo e aproveitem bastante esse lugar lindo e essa oportunidade única.
Fiquem com Deus!!
Renata Assunção.

Lucas Sousa disse...

João e Beth! Tudo bem? Desculpa a pergunta, mas qual é o valor do aluguel de vcs? O que tem incluso?

Obrigado!

Um grande abraço,

Lucas & Roberta
www.projetocanada.wordpress.com

Catarina disse...

Ahhhhhh, escreve mais Beth!!! Ja estamos sentindo falta da sua visao no Blog! hehehehehehe

Beijao,
Catarina

Tânia e Daniel disse...

Legal!
Estamos acompanhando um pouco da história de vcs e achamos muito legal!
Tânia e Daniel