domingo, 22 de março de 2009

As coisas estão saindo....


Pois é... esses últimos dias têm sido cheeeeios pra gente aqui. 

O site que eu montei, que está no post anterior, com as coisas que estamos vendendo, praticamente tudo, fez mais sucesso do que eu esperava... graças aos amigos daqui de Brasília, do Rio (minha cunhada hehe) e até amigos que já estão no QC. Ainda falta mt coisa pra vender, as coisas maiores e q me preocupam mais, no entanto já saiu mt coisa! Dá um alívio de ver as coisas indo embora e a "possibilidade ainda remota" de conseguir colocar as nossas vidas em 4 malas virando realidade.

Desde quarta mais ou menos que estamos ajeitando as coisas para vender, que pessoas têm vindo aqui em casa para comprar e neste sábado fizemos o nosso garage sale. Mt gente confirmou presença, mas poucos vieram. Mas tudo bem.... 

O que eu achei demais, e q a Beth mesma comentou isso comigo, é q vender coisas na sua casa é uma ÓTIMA forma de conhecer pessoas legais! Ao todo, nesta semana, vieram umas 7 - 8 pessoas aqui em casa e todos de jeitos diferentes mas mt bacanas! Pessoas com quem trocamos idéia (ih.. agora é sem acentoooo...), pessoas q nos apoiaram mt na ida pro Canadá, outras que inclusive têm esse sonho para um futuro... outras pessoas mt viajadas q já moraram algum tempo em vários países.... ou seja... os papos foram ótimos! Pelo menos nesta semana demos mt sorte com as pessoas que vieram aqui em casa comprar nossas coisas...

Até comentei com a Beth, q se eu tivesse mt grana, compraria os móveis lá no Canadá e depois de usar uns 2 meses, venderia tudo! Seria uma ótima forma de fazer amizades! hehehe

Qt ao processo, ainda estamos esperando a volta dos passaportes com nossos lindos vistos! Nesta sexta fez uma semana que eles chegaram lá. Portanto, espero que até quarta eles cheguem por aqui. TOMARA!

Mas essa semana teve uma coisa chata. Os nossos amigos que tb estão imigrando, 2 casais e um solteiro, e já estão com o visto de imigrante canadense nos seus respectivos passaportes, tiveram seus vistos pros EUA negados.
As entrevistas foram em lugares diferentes, do Ismael em SP e do Fagner e Nayara e Ricardo e Gleice aqui em BSB. E todos foram negados. Mesmo com os vistos de imigrante canadense emitidos.

Hj eu estava conversando com eles e disse que, pelo q eu to vendo, eles tiveram o azar de pegar uma fase de transição, uma mudança de atitude do consulado americano no Brasil. Pq se formos ver, todo mundo que tinha visto de imigrante canadense a 1... 2 anos atrás não tinha mt problema para conseguir o visto de turista pros EUA. Pelo menos todos os casos que eu vi, foram assim: a pessoa chegava lá pra entrevista no consulado dos EUA, mostrava o visto canadense, explicava a situação e.... aprovado!

No entanto, com o aumento da imigração brasileira para o Canadá, eu acho q isso foi reestudado pelos oficiais dos EUA e agora a ordem é negar. Não sei se o kra tiver um passado de mts idas ao EUA, vários vistos de 5, 10 anos (como eram emitidos antigamente) se isso facilitaria. Mas acho perigoso apostar nisso.

A razão é: eles falam que a pessoa que está imigrando, legalmente, pro Canadá não tem nada que o prenda ao país do qual está saindo, Brasil no caso, obviamente, e ainda não tem nada que o prenda ao país onde pretende morar: Canadá. A maioria dos imigrantes brasileiros indo em direção ao Canadá sai daqui sem emprego, sem vaga em alguma Universidade, sem nada. Daí a pessoa não tem vínculo com nenhum lugar. Assim eles dizem que se depois de 6 meses-1 ano não deu certo no Canadá, não conseguiu emprego e tal, ele pode ir pros EUA morar ilegalmente por lá. Tem sentido? Talvez.... mas nessa crise? Será que é melhor trocar o Canadá, LEGALMENTE, ou seja com todos os direitos, saúde, podendo trabalhar com o que quiser em um país enorme, com duas línguas (vc pode escolher o lugar que fale a língua q te possibilite arrumar trabalho mais facilmente) por um país que é o CENTRO da crise, onde só tem uma língua e, principalmente, ILEGALMENTE? E isso depois de gastar uma grana com o processo o Canadá, mostrando, assim, uma preocupação grande com estar num país de forma legal?

Acho que há exceções... sempre! Mas a grande maioria não faria essa troca. Acho mttt mais fácil um kra que foi pra Montréal e não deu certo, tentar em Vancouver, Calgary, Toronto ou sei lá onde, de forma legal, ou até voltar pro Brasil, do que arriscar ilegalmente nos EUA. Até pq, de uns 5-6 anos pra cá tem sido BRABO arrumar emprego sendo ilegal lá nos EUA e quando arruma.... é salário de FOME!

Conheço restaurantes que foram fechados lá nos EUA, onde eu trabalhei em 2001-2003, nos últimos anos por causa disso. Conheço pessoas q moram nos EUA a alguns anos ilegalmente (hj estão legais) e que me disseram: desde 2001 a coisa vem só piorando pra ilegais lá e tá DIFÍCIL! O governo tá mt em cima.

Bom... me alonguei demais falando do vizinho do sul..... 

Tudo isso pra dar a dica ao meu "leitor" heheh...
Se vc está no processo de imigração pro Canadá e quer ir pelos EUA... quer visitar os EUA quando morar no Canadá eu aconselho a vc tirar o visto antes de pedir demissão no seu emprego aqui, antes de ter o visto no passaporte e tudo o mais. Tire como se fosse fazer turismo.. normal. Mostre vínculos aqui no Brasil e seja feliz.... pq, pelo q tô vendo, com visto de imigrante canadense... there is no guarantee whatsoever....

Kisses and hugs...

John.

PS- Como eu vi o programa Altas Horas hj, me animei de fazer meu protesto no púlpito imaginário aqui no blog... "EU PROTESTO POR NÃO TER PODIDO IR AO RIO NEM À SP PARA VER O SHOW O RADIOHEAD!!!!!!!" 

5 comentários:

* Serena * disse...

Pois eh, nao sei o que ta acontecendo. Se bem que tudo vai do dia que o cara te entrevista por la! O mesmo cara que me atendeu, quando fui tirar meu isto de trabalho pra Disney, e me deu o visto, negou o de 3 pessoas que foram depois de mim. TOdas elas com vinculos no Brasil, inclusive casa e carro em seu nome. Nao da pra entender o criterio, de verdade.

Mas que noticia boa essa do IELTS!! AMie =D

Abcs.

Dai

Eduardo disse...

EU PROTESTO TAMBEM! hehehehehe Mas fique tranquilo, qq dias desses a gente vai por aqui! heheheheh
Abraços

Ismael Oliveira disse...

hahaha!!!
Foda foda foda João...mas concordo plenamente contigo cara!!
Tudo o q vc falou é fato e infelizmente o pessoal do governo americano está vendo essa questão de visto canadense com oustros olhos!! Infelizmente!!
No dia de minha entrevista fui ousado e falei na cara do agente de imigração..."Vcs acham que eu vou largar meu visito permanente pra viver num país q a crise está tomando de conta???" O carinha simplesmente ficou calado...
Mas....anyway...bola pra frente q agora a minha aventura por caracas vai começar!!rsrsr
Abraço e bjo na beth!!!
P.S. olha q engraçado...o codigo de confirmaçao do texto q to digitando agora no seu post é strapat...quase SCATAPLAFTTTT!!!!!rsrsrsrrs

Fernanda disse...

Olá! Eu também fiquei indignada com a série de vistos para os EUA negados... realmente não tem lógica achar que um brasileiro qualificado que conseguiu um visto de imigração para o Canadá querer ir para os EUA, só se for para ser mais um desempregado e sem teto...
Eu também queria tirar um visto de turismo para os EUA e pensei em tirar depois de ter o visto canadense em mãos e falar a verdade. Mas pelo que tenho visto é melhor ir antes de ter o visto canadense no passaporte e montar um roteiro de turismo....

Bjs

Fernanda

Carolina et mon chum disse...

Este post foi super útil. Meu visto americano vence em dezembro. Bom saber disso para renová-lo antes do processo de imgração.