terça-feira, 28 de outubro de 2008

Também estamos na preparação....

Pois é, tirei hj pra dar uma lida nos blogs de amigos e, inspirado no blog mundialmente famoso, do meu chèr ami, Ismael, Oh Canadá, eu resolvi tb postar aqui como está a nossa preparação para a tão esperada entrevista!!!

Bom, continuamos com as aulas com o Antoine, um québecois gente boa, uma vez por semana. Mais do que aprender francês, essas aulas servem como um diferencial. Sim, aprendemos sobre o Québec, por exemplo, tivemos aulas sobre o inverno, sobre como funciona o aluguel de apartamento, o sistema político do Canadá e etc. Acho que chegar na entrevista com uma carta dele, explicando como é o curso e quantas horas temos, vai ser um belo diferencial.

Além disso, fui na dica do tão ou ainda mais famoso amigo, por enquanto virtual, Wellington (parece que já o conheço pessoalmente de tanto que os amigos que ainda estão aqui em Brasília falam nele e na sua família) e começamos a fazer uma aula por semana com o Marcos. Um professor mt didático que tem um método mt bom: ele começa a aula conversando com vc, em francês, claro, jogando algumas perguntas que serão feitas na entrevista e daí ele vai vendo as suas fraquezas, não só na língua francesa, mas tb na preparação do seu dossiê. Falei algumas bobeiras na aula, que eu pensava  q seriam ótimas de serem ditas para o entrevistador e o Marcos logo me chamou atenção: "Ce n'est pas bon dire ça, monsieur!" Aí eu reformulo o q eu quis dizer ou explico melhor e aí sim "Ça marche bien!"

O melhor tb são as prensas que ele dá. Do tipo: "Je crois que ce document que vous avez presenté est faux! Vous n'avez pas le niveau de 250h de français!"

Aí, meu amigo é se virar nos 30 e fazer ele acreditar que nós temos sim o nível de francês esperado! Isso é bom para não ser pego de surpresa lá na hora.
Mas fiquei mt feliz com o nosso desempenho nessas aulas. Passamos 2 horas falando francês, coisa q nunca fizemos. A Beth já evoluiu mt, estava meio travada e tímida no começo. Eu já tô até meio tagarela demais... vou com meus erros e tal, mas vou falando.

Fora isso, entramos no grupo de conversação q acontece aos sábados aqui com o pessoal de Brasília. É sempre bom ouvir o nosso amigo vraiment québecois falando, o Perna!

Tb, esta semana, termino o curso de Webdesigner e como projeto final, eu farei o site da empresa dos meus pais. Assim é bom que aprendo e produzo ao mesmo tempo.

Qt aos documentos já estão todos organizados, só faltando eu sentar para finalizar o dossiê, escrever tudo q eu juntei nesse tempo e tb terminar o meu portfolio para levar para a entrevista. Qt às informações eu tenho que agradecer DEMAIS ao Luiz do Choque Térmico, que tem sido um grande parceiro nessa nossa jornada. Espero poder fazer a metade por outras pessoas quando eu estiver lá.

Outro grande parceiro também tem sido o meu amigo Bruno. Só com 2 meses de Québec e já consegue arrumar tempo para me ajudar. Show!

Bom, assim que eu terminar o dossiê, posto aqui . Sempre fui fã do "deixar pra em cima da hora" mas desta semana não passa!

Abraços,
João.

7 comentários:

Luiz e Anna disse...

Ae,... valeu pelo agradecimento! É um prazer ajudar um cara q nota-se correr atras... e faço isso pq notei la no orkut q vc nao é um "sem noção".

Quanto a estarmos saindo do Quebec, relaxa... isso vai tomar alguns anos ainda. tenho alguns objetivos para alcançar, e sei la se depois vou ainda estar disposto a mudar de vida e d lingua mais uma vez. Coisa para pensar la para 2011... 2012...;)

Abs ao casal e precisando de algo é só falar

PS: esse tal de Bruno mora ali na St-Jean ???

Wellington disse...

ontem baixou mais ainda... encontramos a 0.96...
abraço

Anónimo disse...

E aí, rapaz, tudo bem?!
Vi que você me linkou aqui no seu blogue (muitas visitas que recebo vem a partir dele!)
Não poderia deixar de te agradecer! E dizer que estou abrindo um campo "Parceiros" no meu, e obviamente, o seu estará por lá!
Parabéns pelo blogue e sorte no processo! Em Janeiro eu e minha esposa vamos estar iniciando, e o seu site vai nos ajudar bastante!
See ya

Lucas disse...

Olá João!

Cara, nem fui convocado ainda e só de pensar na entrevista já fico ansioso. Imagina como vocês estão agora...

Vou começar na semana que vem com o professor Marcos também.

Boa sorte na entrevista!!!

Um grande abraço,

Lucas Sanromã

http://projetocanada.wordpress.com/

Déia disse...

Isso aí João, continue na força.
Que Deus abençõe vcs nas preparativas e no momento tão sonhado.
Sucesso para esse casal que vai longe!

Luiz e Anna disse...

Entao... se tiver tempo de uma olhada no e-mail ANTES da entrevista. É coisa q pode ser q te interesse para levar lá... mas tenho certeza q ja esta bem munido ;) Mandei isso soh pq encontrei por acaso numa pasta bem antiguinha minha... enquanto me preparava para a minha.

Boa sorte! Parece q é a madame Judith Grenon... ela é bem simpatica!

Luiz e Anna disse...

boa sorte amanha!! E nao esqueça de postar aqui a entrecvista ;)

Abs